quarta-feira, 14 de maio de 2014

Resenha: Nébula – Demo 2013

Desde os primórdios o rock é provocativo, nomes como Elvis, Bob Dylan, Eric Clapton, só pra citar os mais famosos e ainda tranquilos se considerarmos as bandas que temos hoje. E Nébula é uma das bandas mais provocativas que eu escutei nos últimos tempos. De Sorocaba, interior de São Paulo, Laura (vocal), Grings (guitarra), Douglas (baixo), Secão (bateria), fazem uma som sujo, mas com algumas melodias com uma pegada sludge, vocais bem gritados e letras curtas. E em 2013 liberaram sua Demo para audição e download.

“Karma Social” abre o disco com uma pegada mais cadenciada, mas quando Laura começa a cantar os primeiros versos fica mais rápida e com algumas melodias obscuras. A letra de “Karma Social” também merece destaque. A letra fala sobre a rotina das pessoas, principalmente das mulheres, onde, abandonam emprego e uma vida social para ser dona de casa e ter isso como o principal objetivo de vida. “Dizer ser livre é simples/Você se acostumou com essa vida regrada/Lave, passe, cozinhe!/Sua vida é cuidar de outras vidas/Trabalho árduo/constante e difícil/Que nunca é reconhecido/Remuneração não existe/Você nasceu pra criar filhos”.

Em seguida vem “Vida de Mentira” com velocidade e melodia, mas ainda na mesma pegada obscura, que percorre por todo o disco na verdade. O refrão em coro destacam os dizeres “Vida de Mentira, Ilusão!”. Assim como a antecessora, esta faixa também tem uma excelente letra. Bem direta ao assunto, “Construindo a sua imagem/Baseado em possuir/Escravizado pelo ter/Esquecendo-se de ser/Vida de mentira, Ilusão!”. Outra coisa que merece ser mencionado é que a letra associada aos gritos e a atmosfera da música também contribuíram bastante para o diferencial desta faixa.

“Reza” começa com o baixo dando o tom da música, até a entrada da bateria. Com isso a musica ganha muita velocidade, que perdura por quase toda a musica, somente cessando no final onde os berros dão espaço aos versos "Óh deus da miséria, das diferenças, das guerras e da fome/Quantas atrocidades, destruições e mortes em vosso nome/Mentiras que nos trouxe, regresso, culpas e vergonha/E que até hoje controla mentes, as julga e amaldiçoa/Declaro a ti todo meu ódio/Cuspo em seu trono edificado com sangue/Eu te renego e te contradigo/Maldito seja, maldito seja" sendo apenas falados. O trunfo desta banda é exatamente isso, nenhuma musica é tão parecida com a outra, é sempre uma montagem diferente a cada faixa.

Sendo a faixa mais curta do disco (1:20min.) “Apenas Mais Um” chega com a guitarra veloz e continua com todos os instrumentos acompanhando e segue assim por toda a ela até seu fim. E como todas as outras musicas do disco, está também leva uma ótima letra. “A democracia é uma mentira/Não temos voz/Leis que beneficiam os ricos/Não servem pra nós/Eles sempre vão ter/Nós iremos ser/Apenas mais um/Apenas mais um”.

E para fechar o disco com velocidade “Cães da Burguesia”. Em minha opinião umas das melhores faixas do disco, tanto musicalmente como liricamente. Não dá nem pra falar muito sobre a faixa, é escutar mesmo pra crer.

“Usam da impunidade
Espalham o terror
Cometem atrocidades
Em nome da ordem

Fora da lei
Abençoados pelo estado
Assassinos
Institucionalizados

Em favor da burguesia
cães ferozes e cegos
atacam com selvageria
quem deveriam proteger

Não aceitam ser questionados
Agem acima da razão
O longo braço do estado
Invade sua alma”

Eu tenho que confessar uma coisa, eu já tinha visto este disco a um bom tempo antes. Mas escutado a primeira vez, não tinha me identificado com ele, no dia que escutei, não gostei, torci o nariz. Bobagem a minha. Resolvi dar uma segunda chance, e hoje é um dos discos que mais escuto. Por tanto, lição de moral, sempre deem uma segunda chance, vocês podem passar a admirar aquilo que odiou um dia.

Deixando de confissões e voltando ao assunto em questão. Nébula conseguiu fazer uma demo com 5 musicas, onde todas são relevantes, todas tento ótimas letras, e todas com algum diferencial, nenhuma sendo a cópia da outra. Parabéns e espero que saia algo novo logo.

Banda: Nébula
Disco: Demo 2013
Ano: 2013
Tempo: 12:37 min.
Faixas
          1. Karma Social
          2. Vida de Mentira
          3. Reza
          4. Apenas Mais Um
          5. Cães da Burguesia

Streaming e download: nebulapk.bandcamp.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário