sábado, 17 de maio de 2014

Informe-se: Making the Connection

Para cumprir o papel social de um blog voltado para a cultura punk, decidi trazer um pequeno documentário sobre vegetarianismo, chamado “Making the Connection”.

“Making the Connection” ou, “Fazendo a Conexão” é um pequeno documentário produzido pela Environment Films em associação com a Vegan Society. Eles trazem diferentes temas que geram dúvidas quando o assunto é uma dieta que não utiliza nada de origem animal, como por exemplo: paladar, prática de esportes, saúde, crianças, meio ambiente, produção orgânica de vegetais, crueldade no abate de animais e etc.

Não busco esgotar o tema, prefiro que vocês assistam ao vídeo, então apenas, transcrevo abaixo algumas das falas presentes nele.

“As pessoas geralmente pensam que ser vegano significa não saborear a comida. Eu gosto de mostrar a elas o quão errado é essa ideia”.
Daniel Mongraw
Chef, Saf Restaurant

“Treinar para uma maratona não é apenas correr distâncias intermináveis. Tem a ver com velocidade e resistência ao mesmo tempo. Você tem que ser rápido por uma grande distancia. Cada um é diferente, mas eu faço até 160 km por semana. Eu tenho 100% de confiança na minha dieta para tudo que eu preciso realizar bem. Não creio que comer carne me ajudaria a ter um melhor desempenho. Eu corri 22 maratonas e sempre corri bem. As pessoas ficam surpresas com o que posso fazer com uma dieta vegana. Eles me perguntam por que eu sou vegana. Eu lhes pergunto por que não são veganas – afinal, eu venci!”.
Fiona Oakes
Atleta

“Eu trabalho no Sistema Nacional de Saúde há mais de 15 anos. Atendo pacientes acima do peso ou que tem doenças cardíacas ou hipertensão. Eu lhes conto todas as comidas vegetais que eles podem comer para ficarem mais saudáveis [...] O departamento de saúde recomenda uma dieta mais baseada em vegetais, com pelo menos 5 porções de frutas e legumes por dia. Onívoros podem estar com carência de vitaminas e minerais e mal nutridas em geral. Olhe toda a obesidade e todas as fast foods que veganos nunca comeriam. Estudos mostram que veganos tem menos doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e hipertenção”.
Sandia Hood
NHS Dietician

“Amamentar não foi fácil e me fez respeitar outros animais ainda mais. Eu não quero tirar o leite de outros animais. O leite deles é para seus filhotes, assim como o meu é para meu bebê. Parece errado adultos de outra espécie consumir leite que não é para eles”.
Hester Campbell
Instrutora Fitness

“As pessoas deveriam ser informadas sobre o impacto ambiental da dieta ocidental [...] muitas agora estão olhando para o impacto da agropecuária industrializada. Nós simplesmente não podemos manter uma dieta no estilo ocidental. A estimativa é que a população humana cresça de 6,7 bi para 9 bilhóes de pessoas até 2050. Mesmo para que possamos viver com uma dieta no estilo ocidental atualmente, precisaríamos de três planetas do tamanha da Terra para nos sustentar.. Uma dieta vegana precisa de apenas 1/3 de água e terra que uma dieta animal, porque animais de criação ingerem muito mais proteína que eles produzem [...] Mais água e terras são necessárias para produzir comida para o gado, por exemplo. Isto leva ao desmatamento, escassez de água e erosão do solo [...] Precisamos de maneiras que desperdicem menos e com menos impacto no ambiente e nos recursos”.
Kerry McCarthy
Membro do Parlamento

“Nosso pensamento sobre animais não humanos é muito confuso. As pessoas que escolhem um estilo de vida baseado em plantas e livre de crueldade ficam perplexas de o porquê das outras pessoas não terem feito a conexão. Muitos de nós vivemos com animais de companhia como cachorros, gatos e coelhos. Eles compartilham nossos lares como membros da família. Nós sofremos quando eles morrem. E ainda assim matamos e comemos animais que não são realmente diferentes daqueles que amamos. Isso é conhecido como especismo – preconceito contra membros de espécie diferentes”.
Benjamin Zephaniah
Autor e Poeta

Making the Connection – 31:38 min

Environment Films e Vegan Society

Nenhum comentário:

Postar um comentário