segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Resenha: O Grande Ogro – O Grande Ogro

A arte é um veículo de expressão. Dentre todos os “tipos” de arte a literatura, via de regra, é a mais compreendida. A música, por meio das letras, também. Mas como é se expressar somente por sons, sem emitir nenhum símbolo de fácil compreensão?

O Grande Ogro, trio paulista de rock instrumental, formada por André Astro (guitarra), César Carlos (bateria) e Genésio Alves (baixo), tem esse objetivo, expressar sem dizer uma palavra. E em 2013 lançam seu primeiro EP, auto intitulado.

Abrindo o disco com “Metal Frio”, das cordas graves ao som estridente da guitarra. Som cadenciado, riffs marcantes permeiam por toda a faixa. Logo na emenda vem “Sou mais esperto que a maioria dos Ursos”, com a guitarra emitindo sons desajustados e baixo com notas graves, dando um tom obscuro ao som. Quase na metade da faixa ela começa tomar mais velocidade tendo quase um final dançante (você movimentara a cabeça para cima e para baixo lentamente, mas ainda não como um bate-cabeça do metal).

“Robert Garcia” é o nome da terceira faixa do registro e ela, como sua antecessora, vem grudada, fazendo o disco parecer uma coisa só. E na mesma pegada que as outras, o baixo vem dando o tom, a guitarra vem na sequencia pra deixar o som mais denso ainda. Com alguns riffs mais agudos por parte da guitarra a faixa parece ter um tom mais sereno que as outras faixas anteriores (apesar de ter passagens densas como as outras).

E finalmente, “Obcecado pela vida decidiu alimentar-se para não morrer” (eita nome comprido) fecha o disco com um som mais denso e sujo que os outros, lembrando um pouco o grunge e o stoner dos anos 90.

O Grande Ogro, assim como o nome diz, lembra o som de um grande monstro caminhando pela superfície da terra. Denso, sujo, pesado. Pra adoradores de musica instrumental nessa pegada rock sujo é um item indispensável em sua biblioteca musical.

Banda: O Grande Ogro
Disco: O Grande Ogro
Ano: 2013
Tempo: 11:42 min.
Faixas
1.       Metal frio
2.       Sou mais espero que a maioria dos ursos
3.       Robert Garcia
4.       Obcecado pela vida decidiu alimentar-se para não morrer

Agenda:
16/08 – São Carlos
19/09 – Pinheiros
16/11 – Lapa

*Link disponibilizado pela própria banda

Nenhum comentário:

Postar um comentário