terça-feira, 29 de julho de 2014

Resenha: Luta Civil – Mentiras e Piadas

Vivemos tempos áureos de democracia se for olhar para trás e ver tudo o que foi feito por movimentos sociais. E ainda temos muito que fazer para chegar a um nível democrático bom para todos. É nesse sentido que se dá a luta civil. Luta civil pode ser qualquer reunião de pessoas que tem uma reivindicação (uma agenda) em comum. É com esse entusiasmo que se dá o Luta Civil, banda de punk na ativa desde 2011. E em 2014, Leo Moraes (guitarra e vocal), Maurício Martins (baixo e vocal) e Eduardo Coes (bateria) lançam seu primeiro álbum, “Mentiras e Piadas”.

Começando com “nananana, iêiêiêiê,laialaialaialaia, uôuôuôuô” indagam “POP pra quê?”, pois “escutar sem refletir/cria um bando de alienados/cérebros cheios de merda”. Letra ácida, musica rápida, com a pegada bem punk clássico. Em seguida “Eu quero (Trilha Sonora Rock n’ Roll)” tem uma levada mais lenta e uma letra mais divertida, acompanha qualquer cerveja, cachaça, cigarro ou vinho seco. Na sequencia, chamada pelo baixo, a musica titulo do álbum “Mentiras e Piadas”, solos de guitarra totalmente fora de padrões musicais midiáticos, boa sequencia para a letra que denuncia esse bando de bons mocinhos business/funcionários do mês que dão até vontade de vomitar.

“Dependência” é mais hardcore, mais agitada, mais rápida, mais curta, mais agressiva, mais violenta, mais anti-emprego, mais me deixou sem fôlego. E depois da pogação gerada por dependência vem “Mosh”, com uma sonoridade mais engraçada, e lenta, mas que com o passar do tempo a velocidade vai crescendo, crescendo, até chegar no refrão e “Abra os braços, preste atenção!/Se cair, não passa do chão!/Ter coragem é para quem pode/Pula aí e vê se não morre”.

Na sequencia e voltando a botar o dedo na ferida, “Outra Resposta” vem para questionar o comportamento para o pensamento escroto da maioria das pessoas, “Dinheiro para comprar/Mulheres para sair/Carros para correr/Drogas para usar”. Tudo isso ainda, na pegada punk rock. “Inaceitável” vem rápida e agressiva, bem no sentimento de levantar o dedo do meio para o sistema.

“Noticias do Fim Novamente”, para mim, é a musica do álbum, uma batida mais lenta, voz um pouco mais melodiosa, letra muito bem trabalhada, refrão cativante.

“Lutar, viver, sofrer, sonhar
Vivendo por alguns minutos
Ideias para construir uma razão sem se perceber
Nos vomitam novas teorias de miséria e fome
Enquanto alguns carregam um grande peso em suas costas
Esperando por um prometido paraíso ao lado de Deus

Daqui se vê um grande temporal
Com nuvens negras vindo em nossa direção
Saiam das ruas, fechem às portas
Esperem por notícias hoje na TV

Miséria e caos, MST
Sempre foi muito mais fácil não pensar
Agricultura, economia nunca fizeram muito parte da sua vida
Agora fale suas bobagens para todo mundo rir!

Se eu te perguntar sobre quem é você
Será que você vai saber o que dizer?
Nada mudou, somos novos moralistas”

Chamada pela bateria, “Lixo Humano” vem rápido a anunciar o nosso desprezo pelos menos afortunados. Quantos de nós atravessam a rua ou viram os olhos quando avistamos pedintes. Contudo, eles são vitimas, muitas vezes, vitimas do que fazemos para ganhar nosso dinheiro.

“Porra nenhuma” é o que questiona nossos valores e o que realmente precisamos, será que precisamos de uma boa formação? Será que precisamos de um bom emprego? O que é uma boa formação? O que é um bom emprego? Será que precisamos de todas estas merdas para uma vida real, ou só para uma vida de mentira, uma vida alinhada ao que a “sociedade” quer que a gente seja.

E chegando ao fim do álbum, “País dos Miseráveis”, trazendo à revolta que gera essa Luta Civil, desmascarando tudo aquilo que está errado nesse país. Onde a justiça vale para uns e para outros não, onde os que mais julgam são os que mais erram.

Chegando ao final da audição temos um álbum ótimo, punk rock de primeira, letras ácidas, som rápido, guitarra suja. Registro indispensável na coleção.

Banda: Luta Civil
Disco: Mentiras e Piadas
Ano: 2014
Tempo: 28:10 min.
Faixas
1.       POP pra quê?
2.       Eu quero (trilha sonora Rock n’ Roll)
3.       Mentiras e Piadas
4.       Dependência
5.       Mosh
6.       Outra Resposta
7.       Inaceitável
8.       Notícias do Fim Novamente
9.       Lixo Humano
10.   Porra Nenhuma
11.   País dos Miseráveis

Streaming e download: http://lutacivil.bandcamp.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário