terça-feira, 22 de julho de 2014

Resenha: Meivorts – Autocontrole

Os dias vão se passando, a idade vai chegando, a correria aumentando. O tempo passa e a manipulação midiática continua. Apesar de todas as investidas da grande mídia o número de pessoas questionadoras aumenta. E o punk/hardcore desde seu inicio no final dos anos 70 teve papel fundamental. Bandas começaram, bandas terminaram, mas a resistência ainda continua. Até mesmo bandas mais novas que misturam melodia, hardcore e metal detêm o pensamento crítico para poderem contestar e não serem somente mais uma ovelha a pastar.

Nesse contexto surgi em Valinhos/SP (mais uma representante do Interior Hardcore) a banda Meivorts. Formada por Vih (v), Gui Trento (g), Diego Kirk (g), Carlos (dr) e GC (bs), lançam seu segundo EP, intitulado “Autocontrole”, gravado entre março/2014 e abril/2014 no Chapola Studio e distribuído pela Motim Records. Uma mistura de hardcore, punk e metal, com influências de bandas como Offspring e Bad Religion, com letras políticas que nos fazem pensar sobre a correria do dia-a-dia, a manipulação da mídia e dilemas pessoais.

Abrindo o disco “Chega” tem pouco tempo para introduções. A letra começa “Estamos juntos nessa,/sem forças pra dizer... /Sem forças pra lutar/ou até mesmo pra esquecer.”. Musica com uma pegada rápida, no estilo “tu-pá”, com algumas passagens grooves, mostrando uma influencia do metalcore. Guitarras muito bem trabalhadas, com solo e riffs rápidos e com bastante melodia.

“Autocontrole” é a faixa que dá titulo ao EP, e já começa com uma abertura mais “emocionada”,          só na guitarra e depois acompanhada pelos demais instrumentos. Interessante que o riff de abertura contrapõe o instrumental, que começa com uma pegada mais lenta e depois ganha velocidade. A faixa continua nessa toada, emocionada, lenta, rápida. Outro fato marcante e raro é um solinho de baixo.

A terceira faixa é a “O que vai ser então” e já vem com velocidade total. Bastante melodia e bastante tupá-tupá. Final bem rápido e pesado. Letra ótima, mensagem bem clara. Foi a faixa que mais gostei, Escutei umas pá de veiz.

“Decisões a tomar, acordos pra fazer
Milhões de vidas pra enganar
e uma imagem de inocente na TV
o que te faz pensar que eu acredito em você?
Vejo claramente a hipocrisia
transmitida pelos seus próprios erros

O que vai ser então? Devo omitir enfim?
A minha vida em vão... Caminhando para o fim”

Quarta e ultima faixa, “Preso na própria liberdade”. Seguindo na velocidade da faixa anterior, esta só cadencia no momento em que o instrumental dá espaço a voz. A faixa intercala momentos pesados, momentos cadenciados e momentos rápidos. Tudo isso em perfeita sintonia. Instrumental que encaixa perfeitamente com a mensagem da letra.

“Há muito tempo nos é imposto como devemos ser
O que usar, como vestir... sempre ditando regras!
A minha vida não é um jogo para ser apreciado
Por jogadores milionários, NÃO!

''Não há discursos e nem palavras.
Que me façam desistir.
Quando eu cair e houver flores.
Não haverá bandeira pra me cobrir.''

Vivo em muros altos e invisíveis que não tem como sair
Só há uma escolha a fazer
Aprender a viver e aceitar!
Não existe humildade, não existe compreensão
Vejo apenas falsidade e uma eterna detenção pra mim!”

Chegado ao fim da audição temos a conclusão de um EP ótimo, com boas doses de velocidade e peso, isso sem mencionar na técnica de todos os músicos envolvidos, que fortaleceram mais ainda qualidade do registro. Sem sombra de dúvidas, disco pra se ouvir todos os dias, item indispensável na coleção/HD de todo amante do gênero.

Banda: Meivorts
Disco: Autocontrole
Ano: 2014
Tempo: 11:42 min.
Faixas
1.       Chega
2.       Autocontrole
3.       O que vai ser então
4.       Preso na própria liberdade

*Link disponibilizado pela própria banda





Nenhum comentário:

Postar um comentário