quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Resenha: Mollotov Attack – Resistência

Desde que o mundo é mundo, existe a figura do opressor e a do oprimido. Gerações e gerações se passaram e as duas figuras perduram. Mas uma coisa é fato, a força dos oprimidos tem aumentado. Hoje se tem zines, músicas, sites, jornais, literatura, arte e tudo o mais que serve de grito para as “minorias” (minorias não em menor número, mas em poder).

Mollotov Attack vem desse universo, onde os oprimidos tem voz, e como o nome já diz, tem poder de fogo também.  Oriundos de São Paulo/SP, Bollaxa (baixo e vocal), Wagner (guitarra e backing vocal) e Didi (bateria) lançam em 2012 seu primeiro disco, “Resistência”.

Sem firulas, sem frescuras a primeira faixa “Malditos Nazistas” já mostra para o que vem. “Essa é mensagem do Mollotov Attack / Nazi FUCK YOU / Como diria o Ódio Brutal / Lugar de fascista é no CAIXÃO”. Na pegada veloz e vocal gritado, a faixa abre bem o disco, agradando o ouvinte sedento pra arrebentar o nariz de qualquer nazi que apareça pela frente.

A segunda faixa “Traidor” vem com uma intro mais lenta, mas logo dá espaço para a velocidade característica do hardcore punk. Letra que é um cuspi na cara dos falsos que temos que lidar na vida.

“Resistência”, faixa titulo do álbum, continua na velocidade e digo mais, letra tapa-na-cara e acorda, para quem quer jogar a toalha:

“Siga seu caminho não vá se entregar.
Nunca se cale, desamarre a mordaça.
A vida é curta você tem que aproveitar.
A máquina não para vão tentar te dominar.

Resistência, ódio, indignação.
Encarando a vida com outra visão.
Resistência, ódio, indignação.
Abriram as portas da percepção.

A luta não é em vão, você tem que resistir.
A pressão é muito forte, vão tentar te trair.
Luxuria, ganância, cobiça ou poder.
Tenha certeza só te fará sofrer.

Resistência, ódio, indignação.
Encarando a vida com outra visão.
Resistência, ódio, indignação.
Abriram as portas da percepção.”

E seguido de “Resistência”, “Atitude” que é, praticamente, fogo contra o inimigo. “Pedaço de pano, garrafa vazia, álcool ou gasolina”. “Unidos somos mais fortes / Contra a alienação / Atitude e revolução”. E sem deixar a violência terminar “Garoto Mollotov”, preste a te atacar, o sangue em suas veias não para de pulsar. Som furioso.

E o grito dos oprimidos dessa vez vem com, “Já Basta”. “Não quero mais a violência / Não quero mais a injustiça / Não quero mais a exploração / Não quero mais a corrupção”. Velocidade e gritos de “Não quero mais” e “Já basta” correm pela música toda.

E é chegado a hora do grito definitivo, “O Meu Grito”, fechando o disco. E essa vem com uma introdução muito bem elaborada, chamando o ouvinte para a roda de pogo. “Liberdade, união / Igualdade. Indignação / Em uma só voz, iremos gritar / Mais e mais, até a guerra acabar”.

Definitivamente, discão. Incansável. Impossível não cantar umas 3 ou 4 musicas junto. Mistura de Hardcore e Punk furiosa.

Banda: Mollotov Attack
Disco: Resistencia
Ano: 2012
Tempo: 16:00 min.
Faixas
1.       Malditos Nazistas
2.       Traidor
3.       Resistência
4.       Atitude
5.       Garoto Mollotov
6.       Já Basta
7.       O Meu Grito


Nenhum comentário:

Postar um comentário