terça-feira, 2 de setembro de 2014

Resenha: Irmã Talitha – E o sentido da vida

No mundo existem varias culturas de resistência, os anarquistas, os indígenas, os sem terras, os monges, e dentre todos estes eu considero também as irmãs do convento. Muitas vezes se negando a consumir o que “mundo” oferece a elas. Nós (me incluo nessa) podemos não concordar com suas crenças e ideias, mas que é uma cultura de resistência, isso é.

Em homenagem (ou não) Irmã Talitha vem pregando o Hardcore desde 2005. De São Paulo capital, Wagner (guitarra e vocal), Chubaka (baixo) e Du (bateria) lançam em 2013 seu mais novo registro. Intitulado “E o sentido de vida” o disco apresenta, além do Hardcore, uma veia bem Thrash Metal, tornando o registro ainda mais porrada.

Começando o disco de um jeito debulhador “Trilha do Fracasso” vem com velocidade abundante, com direito até a cavalgada no refrão. Vocal rapidíssimo, com letra que nos leva a reflexão:

“Será que tem coragem para fazer a diferença
Será que tem coragem para se desafiar
Será que tem a força pra se livrar das correntes
Será que tem coragem pra não ser mais uma alma na...

Trilha do fracasso, trilha do fracasso.

Será que vai deixar de seguir pra ser exemplo
Será que vai se deixar abalar
Será que suporta a pressão pra que desista
Às vezes a cura incomoda mais que a dor na...

Trilha do fracasso, trilha do fracasso.”

A próxima é “Homem na Roda”, não tão rápida, mas também não lenta. Vocal um pouco mais lento, mas agressivo, assim como sua antecessora, letra curta, que também serve de reflexão. Na sequência “Vai faltar chão” pega a veia Thrash e trás de volta a velocidade a nossos ouvidos. Faixa excepcional, uma das mais violenta do disco.

“Indignação” vem com um pouco menos de velocidade, mas em compensação a letra é muito bem trabalhada, merece figurar por aqui (alias, todas mereciam, mas tem que escolher algumas):

“Salário muito alto pra trocar nome de rua
Muita assessoria pra alguém que não faz nada
Sobra combustível pra uma máquina emperrada
Enquanto alunos tem lavagem ao preço do caviar

Governantes legislando em causa própria
Formando seu exército de mulas sem cabeça
Privados de cultura para nunca perceber
Massa manipulada escrava da diversão

Multas e impostos, extorquem o cidadão
Mais dinheiro sujo do que se pode lavar
Enquanto professor é transformado em subemprego
Dão condecoração a jogador de futebol

Precisam dos problemas e da imprensa sanguinária
O medo gera o voto a cada eleição
Uma vez eleito lutaria por você
Mas vive costurando acordos pra não sair do poder”

A próxima faixa “Nada vai me escravizar” é como um grito pela liberdade, que apesar de nossa vida sofrida, não sucumbiremos. Faixa feroz na letra e no som, refrão realmente potente, duvido o ritmo de “Nada vai.... me escravizar” não ecoar no cérebro durante a musica.

“Molecada” tem até trompete, mistura no mínimo inusitada, mas a questão é que dá um outro toque a musica. Quem sabe não abre a cabeça dessa “molecada” para refletir seu comportamento em relação ao mundo real. Quem sabe essa “molecada”, não se empenha em fazer algo pela cena (ou por outras coisas), falta zine de gente nova, falta banda de gente nova, falta blog de gente nova, falta gente nova colar nos eventos undergrounds/alternativos. E fica o nosso apelo. E não digam que eu não avisei, porque, logo vem “Quem mandou?”, rápida, acida e com um toque de humor em sua letra e som. Faixa no mínimo divertida de se escutar, e que com certeza vai fazer a felicidade dos “pogueiros” dos shows por ai.

E finalizando o disqueto, “Carrasco” com uma pegada mais thrash, lembrando até um pouco Dorsal Atlântica, mas não se preocupe, a musica não soa como um cover, tendo vários elementos bem próprios da banda.

Chegando ao final, temos a conclusão que a Irmã Talitha tem muito que pregar pelos porões de submundo contra-cultural do Punk/Hardcore/Metal. Indico a todos, escutem, apoiem, comprem CDs, adesivos, camisas, vão a shows.

Banda: Irmã Talitha
Disco: E o sentido da vida
Ano: 2013
Faixas
1.       Trilha do fracasso
2.       Homem na roda
3.       Vai faltar chão
4.       Indignação
5.       Nada vai me escravizar
6.       Molecada
7.       Quem mandou?

8.       Carrasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário